Quem é ela? quem é ela?


Bem vindas e Bem vindos. Eu sou Amanda.   

Comecei a viajar aos 24 anos (estou com 31). Minha primeira experiência internacional foi para Cuba, onde estudei Cinema. De lá para cá não parei mais. Minha "especialidade" é a América Latina, tema que, inclusive, me gerou uma dissertação de mestrado.  
Minhas viagens já foram com roteiros fechados e muito bem arquitetados, mas, hoje, eu priorizo as viagens "slow", porque, para mim, é mais importante ficar mais tempo em um só lugar do que pouco tempo em diversos lugares.

Nesse percurso de viajar, navegar, se deslocar....
também aprendi que a viagem é muito mais do que um deslocamento geográfico; ela é uma transformação subjetiva; o que me lembra muito a experiência de uma psicanálise; ou assistir a um filme que muda sua vida; ou uma fotografia que bate no seu peito como se fosse um soco.

Meu ofício é contar histórias, sejam as minhas ou de outras pessoas. Acredito que as (boas) histórias, compartilhadas, são os laços que fazem a vida ter algum sentido. E uma das coisas que aprendi é que, por pior que a vida esteja, as pessoas sempre vão querer saber de uma boa história.  
Sou jornalista de formação, trabalhei para as revistas Carta Capital, Caros Amigos, Língua de Trapo, Opera Mundi, Diálogos do Sul, rádio Globo-CBN, PUC-Campinas e Rede TVT. Como roteirista e diretora de cinema, participei de três curtas e um longa-metragem (todos documentários), fui atriz de teatro e dramaturga.

Atualmente, me dedico à fotografia. Viajo e conto histórias; produzo conteúdo para internet e ofereço consultorias de escrita criativa/ técnica/acadêmica. 

Sou doutoranda em Linguística, na Unicamp e Mestre pela mesma universidade. Me graduei em Jornalismo, na PUC-Campinas.

Em suma... Como podem ver, a escrita, de um jeito ou de outro, atravessa a minha vida. E eu espero que a minha escrita atravesse a vida de vocês também.

Comentários